O que é Inscrição Estadual? Como obter e consultar

o-que-e-inscricao-estadual
  • 06.08.2023
  • |
  • Por: administrador

O que é Inscrição Estadual? Como obter e consultar

A Inscrição Estadual (IE) é um registro obrigatório para empresas que desejam atuar comercialmente dentro de um estado específico no Brasil. Esse cadastro é emitido pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e serve como uma forma de identificação tributária perante o governo estadual. Veja para que serve a Inscrição Estadual e como obtê-la, além de aprender como consultá-la em diferentes canais.

O que é Inscrição Estadual e para que serve?

A Inscrição Estadual é um número único atribuído a uma empresa pelo governo estadual, vinculando-a ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse registro é obrigatório para qualquer empresa que realize atividades de comércio, indústria ou prestação de serviços dentro de um estado brasileiro. Ela é composta por nove dígitos em todas as unidades federativas, e é composta da seguinte forma:

  • Os 2 primeiros dígitos indicam o estado de cadastro;
  • Os 6 dígitos subsequentes são os números de inscrição específicos de cada empresa;
  • O último número é o verificador ou dígito de controle.

A sua principal finalidade é possibilitar a identificação e a fiscalização das empresas pelos órgãos estaduais de arrecadação, principalmente a Secretaria da Fazenda, para fins tributários. Através dela, o governo pode controlar a arrecadação de impostos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um dos principais impostos estaduais.

Além disso, este número é fundamental para que a empresa esteja regularizada perante à Receita Federal. Sem ele, o negócio não pode realizar transações de compra e venda de produtos ou serviços dentro do estado, o que pode acarretar em multas, penalidades e até mesmo a suspensão das atividades comerciais.

Como obter a Inscrição Estadual?

Para obter a Inscrição Estadual, o primeiro passo é registrar a empresa na Receita Federal, obtendo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Com o CNPJ em mãos, a empresa deverá se dirigir à Secretaria da Fazenda do estado onde deseja atuar para dar continuidade ao processo.

As exigências e os procedimentos para a obtenção da IE podem variar de estado para estado, pois cada unidade federativa possui suas próprias normas e regulamentações. Geralmente, será necessário apresentar alguns documentos, como cópias do contrato social, comprovante de endereço, CNPJ, entre outros.

É importante ressaltar que, antes de solicitar a IE, a empresa deve estar devidamente constituída e regularizada. Nesse sentido, é fundamental contar com o auxílio de um contador ou uma assessoria contábil para garantir que todos os requisitos legais sejam atendidos.

Quem não precisa de Inscrição Estadual?

Empresas que realizam vendas exclusivamente online, sem entrega física de produtos ao cliente final, como vendas de cursos online e congressos, não precisam da IE. Além disso, empresas que prestam serviços, tanto online quanto offline, também não necessitam deste registro, devendo emitir Nota Fiscal de Serviço (NF-S) em seu lugar.

Vale mencionar também que a Inscrição Estadual é para empresas que realizam vendas de produtos físicos e recolhem o ICMS, enquanto a Inscrição Municipal é para empresas que prestam serviços e recolhem o ISS, um imposto municipal.

Em alguns casos, a empresa precisa ter ambos os registros. Por exemplo, se a empresa vende cursos online (serviço), precisa de Inscrição Municipal. Se também vende produtos físicos, como livros, precisa de Inscrição Estadual para emitir a Nota Fiscal de produto.

Como consultar a IE pelo CNPJ?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como descobrir sua Inscrição Estadual através do CNPJ. Para facilitar esse processo, o SINTEGRA disponibiliza uma forma simples de consulta. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do SINTEGRA através do link http://www.sintegra.gov.br/;
  2. Escolha o estado da empresa que deseja consultar e clique sobre o mesmo;
  3. Informe o número do CNPJ da empresa na caixa de preenchimento adequada;
  4. Realize a verificação anti robô da SEFAZ, se necessário;
  5. Clique no botão para pesquisar a Inscrição Estadual.

Qual é o prazo para a obtenção da IE?

O prazo para que a inscrição estadual seja concedida ao contribuinte varia de acordo com o estado onde a empresa está localizada. Em São Paulo, por exemplo, pode levar de 15 a 30 dias, mas em outros estados, esse período pode ser em torno de uma semana.

Para saber exatamente quanto tempo levará para sair a inscrição estadual, é recomendável consultar o site da Secretaria da Fazenda da sua região. É importante realizar essa consulta o quanto antes para se organizar adequadamente.

O MEI (Microempreendedor Individual) precisa ter Inscrição Estadual?

O Microempreendedor Individual (MEI) também precisa ter inscrição estadual em alguns casos. A necessidade está relacionada à tributação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas vendas de produtos físicos ou e-books, e para atividades que envolvam transporte ou comunicação.

Empresas com essas características precisam emitir notas fiscais com a devida cobrança do ICMS, tornando a inscrição estadual obrigatória. Felizmente, o MEI possui menos exigências documentais em comparação com outros regimes empresariais. Ele deve informar os seguintes registros:

  • RG (Registro Geral);
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Certificado de Microempreendedor Individual (CCMEI);
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Comprovante de endereço comercial;
  • Fotos do estabelecimento ou da própria residência;
  • Alvará de funcionamento;
  • Endereço de e-mail válido.

Porém, assim como acontece em outros regimes, o MEI que trabalha com prestação de serviços deve obter uma inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto sobre Serviços) e emitir a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica).

Se você tiver outras dúvidas em relação a IE, em Goiânia, a Época Prime conta com profissionais de excelência e focados em prestar os melhores serviços de contabilidade para sua empresa. Então, clique aqui e entre em contato agora!

Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

esocial

eSocial: o que é, benefícios e como usar

Saiba mais
976-1579002044

Salário mínimo: O que muda para as empresas?

Saiba mais
288671-como-perceber-que-e-a-hora-de-trocar-de-contador-entenda-1280x640

Sua empresa está preparada para a Industria 4.0?

Saiba mais