O sonho de muitos brasileiros é ter o próprio negócio. Mas, a fantasia para por aí: empreender no nosso país traz uma série de dificuldades e exige tempo, paciência e muita perseverança dos novos empreendedores. Em contrapartida, abrir uma empresa não é algo fora da realidade nacional: somos o terceiro país que mais empreende em ranking da Approved Index.
Para abrir um negócio efetivo e não ter que fechar seu negócio de forma precoce – como 60% das empresas brasileiras que encerram as atividades antes de completar cinco anos, segundo o IBGE – é preciso conhecimento. E, abaixo, trazemos 6 coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa.
Um grande erro de muitos empreendedores é não saber especificamente em qual ramo irão atuar. E não falamos de iniciar o negócio sem uma ideia; mas, não a encaixar na modalidade regulatória prevista em lei. Isto traz dois problemas: não expandir a empresa na sua área de atuação e pagar vários tributos, que não seriam necessários, pela falta do regime tributário específico.
Ao abrir sua empresa, tenha em mente uma regra: todo o capital a ser investido no negócio deverá ser próprio do empreendedor. Os empréstimos são atrativos, mas podem ser um ‘suicídio empresarial’ principalmente se a empresa não ter lucro nos primeiros meses (e isso é muito comum em novos negócios).
Acima citamos que é importante não fazer empréstimos e ter um capital próprio. Mas, isso não significa colocar as finanças pessoais e empresariais na mesma conta. Saber separar as duas é imprescindível para que você não vá a falência como empreendedor e pessoa física. Ter um controle rígido e separado das finanças é necessário durante toda a vida empresarial.
Quando falamos de ‘terceirizações’ não apontamos um trabalhador terceirizado, e sim serviços complementares que ajudarão na criação e andamento da empresa. Contabilidade e jurídico, para iniciar, são ferramentas indispensáveis para quem busca empreender de acordo com a lei e não pagar multas pesadas já nos primeiros meses.
O planejamento é indispensável em qualquer segmento da nossa vida, e antes de abrir uma empresa você precisa de um plano de negócios delimitado para dar sequência ao empreendimento. O próprio Sebrae, no seu site ou nas unidades de atendimento, auxilia novos empreendedores, trazendo como manter um plano de negócio e planejamento alinhados.
Por fim é importante ressaltar: você tem o necessário e sabe das condições que irá enfrentar, conhecendo seu ponto comercial, olhando para como age a concorrência, sabendo que terá momentos sem lucros que podem chegar a mais de uma dezena de meses, entre outras características? Empreender é ter coragem, mas também ter consciência de que vários fatores jogam contra. Vontade e determinação, além de paciência, são imprescindíveis.
O grande problema em abrir uma empresa no Brasil é a ilusão de se tornar rico do dia para a noite. Empresários trabalham mais que uma jornada de um empregado com carteira assinada, podendo ter prejuízos por meses e tendo que conhecer uma série de fatores, que vão desde a relação com fornecedores até o atendimento ao cliente final.
Conhecer os seis tópicos acima descritos é entender como funciona a sistemática brasileira, mas sobretudo saber que empreender é uma virtude. Estudando, criando um bom plano e estando preparado para as adversidades você terá o suficiente para ter sucesso na carreira de empreendedor.
VoltarAo realizar compras ou preencher cadastros de clientes e fornecedores, visualizamos o número da Inscrição Estadual. Mas o que ela significa?
Saiba mais